Páginas

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Photoshop: domine a Pen Tool e faça curvas elaboradas!

Procurando um meio simples para fazer curvas em objetos? Resolva tudo com apenas uma ferramenta! Descubra as facilidades que a Pen Tool do seu Photoshop pode proporcionar!

Criar formas e novos elementos de produção gráfica são necessários a boa parte dos usuários de softwares de editoração do Creative Suite da Adobe. Por isso, uma das principais ferramentas para se fazer isso é a “Pen Tool”, ou seja, Ferramenta Caneta. Com ela, é possível desenhar as formas e curvas mais variadas com uma precisão que não se obtém com qualquer outro meio de produzir elementos gráficos.

Entretanto, usuários que estão começando a descobrir as diversas utilidades do Photoshop ainda sentem bastante dificuldade em manejar essa ferramenta. Por isso, o Baixaki complementa a série de artigos tutoriais sobre as ferramentas do Adobe Photoshop e ainda ensina a fazer alguns truques possíveis com a “temida” Pen Tool, ou Ferramenta Caneta. Então, abra seu Photoshop e prepare-se. Lembramos que a versão do programa utilizado neste tutorial é a CS4.
Crie um novo documento no Photoshop!
O primeiro passo consiste em criar um novo documento no seu Photoshop. É recomendável utilizar o tamanho 600 x 400 pixels com fundo branco. Em seguida, selecione a “Pen Tool” ou se preferir, utilize o atalho da tecla P no seu teclado.
Selecione a Pen Tool
Feito isso, clique o mouse uma vez para criar um ponto. Agora, pressione SHIFT e crie outros três pontos de modo a montar um retângulo. Lembre-se de clicar sobre o primeiro ponto novamente para que a forma seja concluída. Caso não ocorra o fechamento correto, o processo de modelagem desta figura fica um pouco mais complicado. Crie um retângulo usando a Shape Tool!

Se você não se sentir seguro o suficiente para criar formas manualmente nesta primeira etapa, pode usar um retângulo já pronto como base. Clique sobre o ícone da “Shape Tool” ou pressione U no seu teclado. Certifique-se de que a forma retangular está selecionada observando a barra de configurações da ferramenta. Trace um retângulo que ocupe um bom pedaço da área livre do arquivo.
Em seguida, clique sobre a “Path Selection Tool” ou tecle A. Agora, clique sobre o retângulo recém-desenhado. Note que pontos âncora foram destacados nessa imagem. Isso significa que falta pouco para que a forma fixa possa ser modelada. Uma vez que os pontos estejam aparentes, dê um clique longo sobre a “Path Seleciont Tool” e alterne-a para a “Direct Selection Tool”. A seta deve ser alterada para um modelo branco.
Selecione e alterne as setas!Selecione e alterne as setas!
Com o ponteiro alterado, clique sobre os pontos âncora do seu retângulo para começar a transformá-lo em curvas. Lembre-se esta seta pode apenas reposicionar os pontos. Volte à “Pen Tool” para criar novos pontos e criar formas curvilíneas no seu retângulo base.
Crie um retângulo e destaque os pontos com a seta!
Uma vez que a “Pen Tool” já esteja selecionada, experimente posicionar o seu cursor sobre alguma linha entre dois pontos do retângulo. Note que ao fazer isso um sinal de “+” surge ao lado do símbolo da caneta. Este sinal significa que é possível adicionar um novo ponto âncora neste local. Assim, procure qual é a posição adequada para a criação de um novo ponto e clique.
Crie novos pontos âncora!
Agora, note que duas hastes apareceram ao lado do ponto principal. Elas não estão ali à toa. A razão de ser dessas duas hastes está baseada justamente na modelagem da forma. Pressione ALT no seu teclado para movê-las individualmente. É importante observar que a distância do ponto final da haste e o ângulo em que ela é colocada interferem diretamente na curva criada. Por isso, é bom ter em mente o que se pretende com aquela imagem.
Mova hastes individualmente!
Quando terminar, lembre-se de que a “Pen Tool” possui várias finalidades e que esta é apenas uma delas. Além de criar curvas e formas diferentes, essa ferramenta é responsável por adicionar novos shapes à sua coleção de formatos prontos do Photoshop. Basta que você mantenha a Ferramenta Caneta selecionada e clique com o botão direito sobre a imagem acessando a opção “Define Custom Shape...”.

Outra possibilidade da “Pen Tool” está na criação de paths, ou seja, esqueletos de seleção pré-definidos. Para criar paths, você deve manter a opção “Paths” no painel de configurações da ferramenta selecionada. Em seguida, escolha uma imagem base ou então crie uma nova baseando-se em um contorno. Depois, na janela de camadas do Photoshop observe a aba “Paths” e clique sobre ela.
Use os Paths para delimitar áreas!
Salve seus Paths corretamente!
Você verá o contorno exato da imagem ou forma que você desenhou. Clique duas vezes sobre a linha desta forma e crie um nome. Seu path está criado – com ele é possível adicionar a imagem em formatos JPG ou PSD a documentos de diagramação originados no Adobe InDesign (software de produção gráfica e de diagramação) e manter o contorno da imagem sem grandes esforços de text wrapping, ou seja, modelação do texto ao redor da imagem.
Photoshop: domine a Pen Tool e faça curvas elaboradas!
Muito bem, agora que você já conhece uma das principais ferramentas de modelagem gráfica da família Creative Suite da Adobe, já pode começar a brincar com a “Pen Tool” do seu Photoshop. Conforme você adquirir mais experiência e firmeza com a ferramenta poderá criar desenhos muito precisos e até mesmo tatuagens!

Fique ligado para mais tutoriais de Photoshop!

Até a próxima!


FONTE: CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog destinado a todos, nós encontramos link interessantes e copiamos e colamos aqui.
Não armazenamos nada na internet, só anexamos os links já existentes.

Obrigado pela visita volte sempre.

1° Não hospedamos nada aqui no blog.
Só indexamos links da própria internet.

2° Todos os comentários são lidos e moderados,
é necessário aguardar aprovação.

3° Assunto que não esteja relacionado ao post não será aceito.

4° Link Quebrado é só informar que vamos retirar o mais rápido possível.

5º Atenção o programa que baixar só deve ficar em seu computador
por 24 H para teste, depois desse tempo, compre o programa.

6º Caso queira que algum link seja removido nos avise. Retiramos o mais rápido possível.

OBS: * Se o Post acima possui direitos autorais, solicite sua retirada.

7° OBRIGADO!