Páginas

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Pen Tool para iniciantes


Pen Tool para iniciantes

Nesse tutorial vamos aprender os CONTROLES BÁSICOS da Pen Tool, como RECORTAR IMAGENS usando esta ferramenta e ainda como CRIAR CUSTOM SHAPES a partir de caminhos criados com ela.
Existem diversas formas de recortar uma imagem no Photoshop. Você pode usar as ferramentas de seleção pré-moldadas como a “Rectangular” ou a “Elliptical Marquee Tool” (M), figuras retangulares, quadradas, ovais ou redondas. Há também as ferramentas de seleção de “formato livre”: a “Lasso”, “Polygonal Lasso” e a “Magnetic Lasso Tool” (L), ou até a  “Wand Tool” (W) – a varinha mágica – que faz a seleção através das cores. Ainda existem outros métodos de recorte, mas nenhum deles é tão eficiente e nem seus resultados tão precisos e profissionais como através da “Pen Tool” (P).
Por isso, nesse tutorial vamos otimizar o uso da Pen Tool, ferramenta que tenho recomendado em meus tutoriais.
1 – Controles básicos:
Com a Pen Tool há duas opções: criar “caminhos” (paths) ou criar formas (shapes) (a terceira opção serve apenas para preencher caminhos já criados, então não é uma “manipulação” da Pen Tool).
Assim como nas ferramentas de seleção, é possível adicionar, subtrair, pegar a intersecção ou a exclusão.
Selecione a Pen Tool e clique alguns pontos numa imagem em branco, como na figura abaixo:
Em cada clique você criou um “anchor point” (ponto de ancoragem). Segure SHIFT durante o clique do mouse para criar linhas horizontais, verticais ou em ângulo de 45°.
Podemos ainda adicionar, remover ou editar os pontos de ancoragem. Basta clicar com o botão direito do mouse no ícone da Pen Tool na caixa de ferramentas.
Eu usei o “Delete Anchor Point” para apagar o 4° ponto do caminho.
Agora vamos usar a “Convert Point Tool” para curvar ou modificar um ponto de ancoragem. Com essa ferramenta selecionada, clique no segundo ponto e arraste para o lado. Aparece uma nova linha tangente ao caminho, indicando o ângulo da curva. É através dessa linha tangente que modificamos a curvatura do caminho.
Segure a tecla Ctrl e clique num ponto para movê-lo.
Clique numa das extremidades da linha tangente e arraste para dividi-la, movendo individualmente cada lado da curva (“brinque” um pouco nessa parte para entender como cada posição da linha tangente afeta a curva do caminho).
Mova o caminho todo selecionando a ferramenta “Path Component Selection Tool” (A).
Clique com o botão direito do mouse na sua imagem e selecione “Delet Path” para apagar o caminho que criou.
Você pode também, ao invés de modificar um ponto, fazer de uma outra forma: clique o primeiro ponto e na hora de fazer o segundo ponto clique e arraste, assim você automaticamente já cria a curva (e a linha tangente) no seu caminho, afetando a linha entre o seu segundo e o terceiro pontos (teste para entender).
2 – Recortando imagens com a Pen Tool
Como eu disse na introdução, você até consegue cortar imagens usando outras ferramentas, mas por que a Pen Tool é tão melhor?
Pra começar, ela é mais precisa. Enquanto os recortes com a Lasso Tool, a mais “livre” das ferramentas de seleção, ficam com as bordas “pixeladas” (serrilhada), a Pen Tool consegue dividir o pixel e, com isso, o serrilhado desaparece. Além disso ela dá opções de preenchimento, seleção ou borda. Então selecione uma foto e recorte alguma pessoa.
A partir daqui há duas formas: ou você já clica e arrasta fazendo as curvas, num processo mais demorado, ou você apenas clica en volta da pessoa em diversas partes próxima e, em seguida, você curva as linhas com todos os pontos já colocados (lembrando que sempre pode adicionar ou subtrair pontos). Vá testando até que tenha um caminho aproximado, como na imagem:
É muito importante que você nunca esqueça de FECHAR o seu caminho. Para isso, seu último ponto deve ser sobre o primeiro ponto, quando aparece um anel ao lado do ponteiro do mouse.
Depois de criar o caminho aproximado, apenas com linhas retas, é hora de ajustar as curvas e fazer com que o caminho seja preciso, como nos exemplos abaixo:
Tente não desistir agora, porque o começo é um pouco difícil mesmo. Mas, como tudo, a perfeição vem com a prática. Por isso treine o quanto puder, até que domine a ferramenta. E então, após criar o seu caminho “perfeito”, clique com o botão direito do mouse na imagem e selecione “Make Selection”.
Copie a imagem (Ctrl+C) e cole-a (Ctrl+V) em outra imagem, como fiz com o personagem da foto:
Graças ao ajuste fino dado pela Pen Tool à seleção, a imagem fica praticamente perfeita, restando apenas pequenos ajustes de sombras e iluminação (que nesse caso não foram necessários, já que seria assunto para outro tutorial).
3 – Criando Formas
Volte ao seu arquivo inicial. Se você olhar a aba “Paths” (clique no menu em “Window” > “Paths”) verá que todo caminho que você criou para a seleção ainda está lá. Basta clicar nele na aba para ele aparecer novamente na imagem.
Agora vá ao menu e clique em “Edit” > “Show All Menu Itens (se necessário) > “Define Custom Shape”. Na caixa que aparece, escolha um nome para a forma que você criou e clique em OK.  Em seguida, vá à caixa de ferramentas e selecione a “Custom Shape Tool” (junto às formas básicas: Ellipse, Rectangle… Tool – tecla de atalho “U”).
No menu da ferramenta (abaixo do menu do Photoshop), você verá uma caixa ao lado do escrito “Shape”. Clique nela e a forma que você criou aparecerá em último.
Até agora nós tí­nhamos criado Paths (caminhos). Mas agora nós vamos criar Shapes (formas). Por isso, mude a seleção no menu da ferramenta.
Clique com o mouse em alguma parte da sua imagem e arraste para criar uma forma igual à que criou ao fazer o caminho. Mas agora pode editá-la, mudar a cor e trabalhar nela como outra camada qualquer, inclusive adicionando-a em outros arquivos. Como as formas (Shapes) do Photoshop são vetoriais, você pode aumentar e diminuir que ela nunca fica “pixelada”, ou seja, com aspecto serrilhado nas bordas.
Aí é só selecionar algumas outras formas padrão do Photoshop e criar à vontade, como na imagem abaixo:

FONTE:  CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog destinado a todos, nós encontramos link interessantes e copiamos e colamos aqui.
Não armazenamos nada na internet, só anexamos os links já existentes.

Obrigado pela visita volte sempre.

1° Não hospedamos nada aqui no blog.
Só indexamos links da própria internet.

2° Todos os comentários são lidos e moderados,
é necessário aguardar aprovação.

3° Assunto que não esteja relacionado ao post não será aceito.

4° Link Quebrado é só informar que vamos retirar o mais rápido possível.

5º Atenção o programa que baixar só deve ficar em seu computador
por 24 H para teste, depois desse tempo, compre o programa.

6º Caso queira que algum link seja removido nos avise. Retiramos o mais rápido possível.

OBS: * Se o Post acima possui direitos autorais, solicite sua retirada.

7° OBRIGADO!